@Boas vindas !
Site da Comissão de Residência Multiprofissional em Área Profissional da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (COREMU/UFSC)
A residência, por definição, é uma modalidade de Ensino em nível de Pós-Graduação (Especialização Lato Senso), que se caracteriza como treinamento em serviço sob supervisão de Profissional habilitado.
De acordo com a Resolução CNRMS 02 de 04 de maio de 2010, a Instituição Formadora (IES), em parceria com a Instituição Executora (IE), deverá constituir e regulamentar a Comissão de Residência Multiprofissional – COREMU.
Assim, esse espaço destina-se a divulgar as informações sobre os Cursos de Residência vinculados a COREMU/UFSC.
Os objetivos da COREMU:
a) Realizar articulação/parceria com o gestor local (Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde) para definição de prioridades e demandas;
b) Dispor de infraestrutura adequada de apoio e quantitativo de pessoal qualificado;
c) Possuir biblioteca atualizada com acervo de livros e periódicos pertinentes ao Programa de Residência Multiprofissional, salas em número suficiente e pontos de acesso às bases de dados virtuais;
d) Possuir capacidade mínima indispensável para efetivação do programa como salas de aulas em número suficiente para discussões de casos, aulas teóricas e local de repouso apropriado para os residentes;
e) Integrar-se às características e funcionamento dos cenários de prática das diversas instituições, principalmente os da rede local, por meio de critérios bem definidos de referência e contra-referência;
f) Articular-se com as unidades de saúde da família utilizadas como campo de inserção de graduação, preferencialmente aquelas que estejam desenvolvendo projetos PET-SAÚDE e PRÓ-SAÚDE;
g) Considerar a realidade sócio-epidemiológica, a capacidade técnico-assistencial e as necessidades locorregionais;
h) Garantir a educação permanente de todos os colaboradores (preceptores, docentes e outros) envolvidos com o programa;
i) Garantir isonomia de benefícios oferecidos a todos os residentes e outras condições que a instituição formadora e executora avaliem como relevantes, dependendo de sua especificidade.